À bolina
Navegação efetiva num ângulo apertado com a direcção do vento. Também chamada: para ganhar barlavento, para o vento ou bordejar.
À popa
Navegação a favor do vento. Também se aplica na navegação que se faça recebendo o vento para trás do través
Abatimento
alteração do rumo que sofre um veleiro pela acção conjunta da corrente e do vento, abater.
Abotucadura
Ponto aonde venha se fixar um ovem ou brandal ao casco.
Abrir
termo usado para explicar que a vela sobe quando o burro não está caçado;
Acastelagem
conjunto dos acessórios do convés;
Acostagem ou atracação
encostar a embarcação a um cais, por norma com proteções (defensas);
Adernamento
Adornamento ou Adernamento. inclinação para um dos bordos da embarcação;
Adernar
Inclinar a embarcação para um dos bordos. Adornamento ou Adernamento
Adriça
Cabo que serve para suspender (içar) as velas e as bandeiras.
Aduchar
Deixar um cabo bem arrumado.
Aguentar sobre volta
Prender passando no cunho mas, aguentando na mão.
Alanta
Cabo que faz a amura de uma vela de balão.
Alargar
quando o vento começa a ser mais favorável;
Alboi, albóio
cobertura envidraçada que cobre as escotilhas
Alça
serve para rematar um chicote;
Alheta
Ponto aonde se juntam o costado e o espelho de pôpa. Zona do costado de uma embarcação entre a popa e o través.
Alijar
largar/lançar objetos do navio ao mar a fim de aliviá-lo do excesso de carga;
Altura da maré
Estofo - Maré baixa - Maré enchente - Maré de quadratura - Preamar - Vazante, etc
Amainamento
ato de colher, amainar, as velas (em oposição a içar);
Amantilho
Fixa o pau de spinaker ou a retranca para cima. Cabo que sustenta uma verga. Oposto de Gaio
Amarra
Corrente ou cabo que liga a âncora ao barco.
Amarração
ato de amarrar uma embarcação a um cais;
Amura
Zona do costado de uma embarcação entre a proa e o través. O punho por onde se prende uma vela na linha longitudinal do barco. O rumo do barco em relação ao bordo por onde recebe o vento (amurado por bombordo ou amurado por estibordo). Muda se de amura rodando em direção ao vento, entrando na zona não vélica , passando com a proa pela linha do vento e saindo na nova amura. Bordo, ou cabo, do lado que recebe o vento;
Amurado por bom bordo
Velejar recebendo o vento pelo lado esquerdo do barco (bombordo).
Amurado por estibordo
Velejar recebendo o vento pelo lado direito do barco (estibordo).
Amuras a bombordo
Quando o lado de Bombordo é o que recebe o vento (Barlavento)
Amuras a boreste
Quando o lado de Boreste é o que recebe o vento (Barlavento)
Âncora
peça de ferro terminada por duas unhas e uma argola na extremidade oposta, para prender as embarcações ao fundo do mar;
Ancoradouro
local onde uma navio lançava a âncora;
Antepara
Divisória vertical no interior da embarcação.
Anteparas
são "paredes" longitudinais ou transversais cuja função pode ser delimitar espaços, fortalecer a estrutura ou garantir a estanquidade de um compartimento.
Antifouling ou antivegetativo
Antivegetativo
pintura para evitar o crescimento de seres vivos nas obras vivas do casco;
Aparelho
Conjunto do mastro,retranca e os cabos que os suportam, tornando possível utilizar as velas. Nome dado ao conjunto propulsor dos veleiros: velame, massame e poleame;
Aparelho de labor
parte móvel e que trabalha : retranca, escotas, etc;
Aparelho fixo ou morto
conjunto de cabos e peças de poleame definitivamente ligados a mastros, vergas, etc.;
Aplainar
caçar ao máximo uma vela para lhe tirar toda o bojo (volume);
Aproar
meter a proa em direção de;
Aquartelar
Marear uma vela para barlavento para obrigar o barco a parar ou recuar. Aproar uma nave para a fazer parar ou recuar;
Ardente
barco com tendência a orçar (em oposição a mole);
Área costeira
São aquelas áreas em alto-mar, regiões desabrigadas de mau tempo, porém ainda dentro do limite visual da costa, ou seja, você está em alto-mar, em áreas desabrigada, porém está sempre avistando o litoral. Máximo de 20 milhas náuticas da costa.
Área interior
São as chamadas áreas abrigadas ou parcialmente abrigadas de mau tempo e tempestades. Pode-se assim dizer que são as baías, enseadas, lagoas, lagos, rios, canais. Se você só navega em águas abrigadas de mau tempo, você pratica navegação interior.
Área oceânica
São as áreas totalmente desabrigadas, fora do alcance visual da costa, normalmente a mais de 20 milhas da costa. Lá onde só se avista céu e água.
Arfada
balanço no sentido popa/proa;
Arinque
Cabo amarrado a uma âncora e fixo numa bóia para safar a âncora se necessário.
Armadoria
nome empregado na construção naval à relação entre quilha e mastros;
Arnez
Cinto de segurança que se fixa à embarcação.
Arrear ou amainar
Baixar. Termo usado quando se baixa uma vela, bandeira, etc. antônimo Içar, Hastear ( ver Amainamento);
Arribada
entrada imprevista, por vezes forçada num porto por razões de força maior.
Arribar
Girar a Proa no sentido de afastá-la da linha do vento (contrário de orçar), ou para sotavento. Ato de afastar a proa da direção do vento (em oposição a orçar);
Arrimar
acostar, aproximar-se até tocar;
Árvore seca
Navegação "sem velas" quando o vento está muito forte
Asa-de-pombo
Disposição das velas em lados opostos quando se navega com o vento pela popa
Astrolábio
instrumento de navegação usado para medir o ângulo que o Sol faz com o horizonte;
Atesamento
ato de atesar, puxar o necessário uma adriça;
Atracadouro
estrutura onde parar e amarar uma embarcação;
Atrás
Do lado da popa, oposto à frente.
Balanço
movimento oscilatório de um navio;
Baliza
boias e marcas que servem de referência à navegação;
Barbarola (barber-hauler)
cabo que se passa pela escota para a aproximar do bordo;
Barlavento
A direção de onde vem o vento (contrário de sotavento). Lado de onde sopra o vento.
Bartedouro
Recipiente para esgotar água de uma embarcação.
Bicha
cabo que serve para fazer variar a tensão da vela grande;
Bicha ou downhaul
Cabo usado para tensionar a valuma da vela
Boca
A parte lateral mais larga de uma embarcação
Boça
Pequeno cabo de amarração geralmente preso à proa das pequenas embarcações. Cabo que serve à amarração ou ao reboque;
Bochecha
Parte da embarcação entre a proa e o través
Boia
objeto flutuante ou então que permite a um objeto flutuar;
Bojo
parte da carena, formada pelo fundo do navio e sua parte quase vertical;
Bolina
técnica de navegação contra o vento
Bolinar
Navegar próximo da direcção do vento.
Bolsa de tala
Reforços costurados a vela usados para acomodar as talas
Bombordo
O lado esquerdo da embarcação quando se está olhando para a proa (antônimo Estibordo). (em oposição a boreste ou estibordo);
Borda falsa
parapeito do navio no convés quando não há balaustrada;
Bordada
ação de bordejar ou tiro de artilharia naval;
Bordejar
Velejar contra o vento usando uma série de cambadas. Navegar virando de bordo com frequência. Navegar em ziguezague para se velejar de contravento (subir ao vento);
Bordo
cada um dos lados do costado de um navio (bom+bordo e esti+bordo);
Boreste ou estibordo
O lado direito da embarcação quando se está olhando para a proa. (ver Estibordo)
Brandais
Cabos de aço estendidos lateralmente até o topo do mastro, que impedem o seu movimento para os lados. Cabos que suportam os mastros transversalmente.
Brisa
vento próximo da superfície do mar, a baixas altitudes;
Bucim
peça por onde passa o eixo do motor para o exterior do navio;
Bujarrona
Vela que é envergada no estai da bujarrona. Mastaréu que se segue ao gurupés.
Burro
Dispositivo usado para puxar a retranca para baixo. Cabo ou peça que impede a retranca de subir.
Bússola
instrumento de navegação, que indica um norte magnético da região;